Minha História
Me chamo Maria Cristina de Souza, nasci no dia 26 de junho de 1964, na cidade de São Luiz do Maranhão. Aos dez anos de idade me mudei para o sítio maria tacaca, no município de Timbaúba dos Batistas- RN. Nas quintas-feiras, vinha para a matança ajudar as demais mulheres, onde em troca de uma remuneração ganhava ossos para levar para casa. Foi quando conheci uma mulher chamada Tarcília. Quando saia da matança ia para sua casa e enquanto ela almoçava, eu tentava aprender a bordarem sua máquina. Isso ocorria de oito em oito dias. Após muitas tentativas consegui aprender, e comecei a fazer meus primeiros bordados e ganhar meu dinheiro. Comecei a trabalhar bordando para Endelice, foi meu primeiro trabalho. Juntei meu dinheiro e paguei a primeira prestação da minha máquina. Como era menor de idade, recebi a ajuda de um amigo (Ary Torres Clemente), que me ajudou a comprar a minha máquina. E foi assim que eu comecei a bordar. Hoje, com 58 de idade, ainda bordado e é a minha principal e única fonte renda.
Indicação de Procedência Bordado de Caicó nº:
O CRACAS é o representante legal da Indicação de Procedência Bordado de Caicó, representando as bordadeiras, definindo procedimentos e regulamentos específicos e dando transparência a estes instrumentos.
O que é o signo da IG?
O signo é a representação visual exclusiva de cada IG reconhecida pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que pode ser usada pelos produtores que atendam aos regulamentos específicos. O signo pode ser aplicado em selos, embalagens, entre outros, de acordo com o regulamento definido pela entidade gestora.
Quem tem direito de uso da IP Bordado de Caicó?
Para ter direto de uso é necessário cumprir todas as exigências definidas no Regulamento de Uso e passar pela validação do Conselho Regulador.